Postagens populares

segunda-feira, 12 de março de 2012

ESTUDANTE, MOSTRE SEU POTENCIAL! PARTICIPE DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES

O Núcleo Gestor da Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá, juntamente com seus professores, convoca os alunos para participarem ativamente das olimpíadas abaixo descriminadas.


CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO E EMPENHO!!!
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA
 A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e ELETROBRAS FURNAS  entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, etc.
As provas serão em quatro níveis distintos, a saber:
·         Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 1o ao 3o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
·         Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4o ao 5o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
·         Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou a 6o ao 9o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
·         Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio.
Duração desta prova: quatro horas.

 DA PREMIAÇÃO.
·         Premiação nacional - Medalhas: A CO/OBA depois de receber todas as listagens com os nomes e notas dos participantes vai relacionar, por ordem decrescente, as notas dos quatro níveis separadamente. Serão enviados, no final do mês de outubro ou início de novembro, certificados para todos os alunos participantes. Serão distribuídas, entre os quatro níveis, aos alunos de maiores notas, a nível nacional, cerca de 30.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze. Uma solenidade de premiação deve ser organizada na escola para a entrega das medalhas e certificados com a presença de alunos, professores, pais, autoridades, imprensa, rádio, TV, etc.            
·         Premiação escolar: O professor cadastrado do estabelecimento de ensino, juntamente com os professores colaboradores, Diretor(a) da Escola e/ou coordenadores pedagógicos poderão decidir a data e a forma mais conveniente para fazer a entrega dos certificados e medalhas que receberão da CO/OBA. É recomendável também que, caso a escola não receba medalhas, ou receba poucas, sejam adquiridas no comércio local, pela própria escola, mais medalhas (de qualquer modelo) e que se faça uma premiação em nível escolar com estas medalhas.
·         Certificados: Todo aluno participante receberá um certificado com seu nome grafado. O professor representante da escola, bem como seus colaboradores e diretor da escola receberão um certificado de participação da CO/OBA. Também será enviado um certificado em nome da Escola. Abaixo do nome do aluno constará o tipo de medalha que ele ganhou, caso ele seja premiado. Abaixo do nome do professor no certificado constará a carga horária gasta por ele na organização da OBA. A OBA se reserva o direito de enviar certificados somente para os alunos que tenham obtido nota acima de um valor mínimo, caso não obtenha recursos suficientes.
·         Brindes:  Junto com os certificados enviaremos, materiais impressos produzidos por nós ou obtidos por doação. Sempre que possível também serão enviadas cópias de artigos, cartazes, CDs com conteúdos de Astronomia, Astronáutica, Energia, etc.
·         Jornadas: Alunos serão selecionados para participarem da Jornada Espacial, da Jornada de Energia, da Jornada de Foguetes (se participaram da Mostra de Foguetes) e do Space Camp, sempre a partir das notas obtidas.

A XV OBA OCORRERÁ NA SEXTA-FEIRA, DIA 11 DE MAIO DE 2012.
Mais informações no site



OBMEP
A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 

É um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.



Mais informações no site:






PRÊMIOS OBMEP 2012
PREMIADOS
PREMIAÇÃO
CRITÉRIO
ALUNOS
Medalhas de Ouro: 500
Primeiros colocados na classificação nacional:
nível 1: 200 medalhas
nível 2: 200 medalhas
nível 3: 100 medalhas
Medalhas de Prata: 900
300 (trezentas) melhores pontuações, na classificação nacional, em cada nivel, excluídos os medalhistas de ouro:
Nível 1: 300 medalhas
Nível 2: 300 medalhas
Nível 3: 300 medalhas
Medalhas de Bronze: 3.100
Excluídos os premiados com medalhas de ouro e prata:
a) 15 alunos 5 (cinco alunos de cada Nível) de escolas municipais e estaduais com as primeiras pontuações em sua respectiva Unidade da Federação (UF), totalizando 405 medalhas de bronze.
b) 2.695 alunos de escolas municipais, estaduais e federais, com as melhores pontuações, na classificação nacional, divididos por nível, da seguinte maneira:
Nível 1: 1.165 medalhas
Nível 2: 865 medalhas
Nível 3: 665 medalhas
Bolsas de Iniciação Científica Jr., do CNPq: 4500
Alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze (consulte o regulamento para conhecer os requisitos do programa).
Certificados de Menção Honrosa: até 46.200
Excluídos os alunos contemplados com medalhas, serão concedidos certificados até:
a) 600 (seiscentos) alunos - 200 de cada Nível - de escolas municipais e estaduais com as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF).
b) 10.000 (dez mil) alunos de escolas municipais, estaduais e federais com maior pontuação nacional, em cada um dos três níveis, excluídos os contemplados pelo item a.
PROFESSORES
tablet, 1 placa de homenagem e 1 assinatura anual da Revista do Professor de Matemática - RPM: 135
a) 2 (dois) professores de escolas não seletivas, municipais ou estaduais, com a maior pontuação em sua UF;
b) 81 (oitenta e um) professores de escolas não seletivas, municipais ou estaduais, com a maior pontuação na classificação nacional, independentemente da UF, excluídos os premiados no item a;
1 placa de homenagem e 1 assinatura anual da Revista do Professor de Matemática - RPM: 865
Excluindo os professores premiados acima:
c) 13 (treze) professores de escolas não seletivas, municipais ou estaduais, com a maior pontuação em sua respectiva UF;
d) 514 (quinhentos e quatorze) professores de escolas municipais, estaduais ou federais com a maior pontuação na classificação nacional, independentemente da UF;
ESCOLAS
Computador portátil com programas para o ensino da matemática e impressora: 81
81 (oitenta e uma) escolas municipais ou estaduais (três para cada UF) que alcançarem o maior número de pontos em suas UFs.
SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Troféus: 52
2 (duas) Secretarias Municipais de cada UF com maior pontuação em sua UF.

SUCESSO A TODOS!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário